quarta-feira, 28 de janeiro de 2015
CICLO A DIESEL
O motor Volkswagen AP teve uma versão a diesel que equipava a Kombi nos anos 80. Era derivado dos motores 1.6 e 1.9 do Passat brasileiro e alemão a gasolina. Por ser montado na traseira, apresentava uma refrigeração deficiente, o que resultava em baixa vida útil. Também equipou algumas unidades da VW Saveiro, que foi um grande sucesso pois o motor ficava na frente do carro em formato longitudinal, que nunca pode ser vendida no mercado nacional porque o governo brasileiro restringiu o uso de motores diesel aos utilitários com capacidade de carga de no mínimo 1 tonelada, evitando que a Volkswagen lançasse modelos de carros populares, como o Gol, com esses motores podendo causar uma crise no petróleo, pois o óleo diesel naquela época valia a 34 centavos de real hoje. Esses motores eram muito confiáveis a não ser pela correia dentada que acionava não só o comando no cabeçote do motor como também a bomba (Bosch) de alimentação dos bicos injetores. Outra característica era a injeção do tipo indireto usado nos 1.6 e 1.9 primeiros anos, o que fazia que eles precisassem de altas taxas de compressão (20 a 23:1). Os modelos atuais usam injeção direta de diesel. Na Alemanha o 1.9 Diesel passou a ser eletronicamente gerenciado em 1996 e turbo-alimentado em 1998. Por lá estes motores são um sucesso pois são muito fortes, consomem muito pouco e chegam a fazer 28 km/l além possuírem um nível de ruido e necessidade de manutenção muito baixa.
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