quarta-feira, 28 de janeiro de 2015
motores letricos
Tipos de motores elétricos
09/12/2009
Renato Rech - Gerente de Engenharia de Produto/Voges Motores
Introdução
Atualmente os motores elétricos desempenham um papel importantíssimo no progresso da humanidade. Devido à sua extrema versatilidade, podem ser utilizados nos mais variados campos de aplicação. Seguramente, o motor elétrico é hoje o meio mais eficiente para a transformação de energia elétrica em mecânica.
Para que possam ser especificados corretamente, é necessário conhecê-los, saber quais os tipos existentes, seus princípios de funcionamento, suas características construtivas e as regras que devem ser seguidas para fazer a seleção do motor mais adequado à determinada aplicação.
Pensando nisso, procuramos reunir neste artigo, algumas informações básicas sobre os vários tipos de motores elétricos existentes, com ênfase nos mais utilizados em nosso dia a dia, ou seja; Motores de Indução com Gaiola de Esquilo, Monofásicos ou Trifásicos.
Motores Elétricos
A primeira indicação de que poderia haver um intercâmbio entre energia elétrica e energia mecânica foi mostrada por Michael Faraday em 1831, através da lei da indução eletromagnética, considerada uma das maiores descobertas individuais para o progresso da ciência e aperfeiçoamento da humanidade. Baseando-se nos estudos de Faraday, o físico italiano Galileu Ferraris, em 1885, desenvolveu o motor elétrico assíncrono de corrente alternada. Com uma construção simples, versátil e de baixo custo, aliado ao fato de utilizar como fonte de alimentação a energia elétrica, o motor elétrico é hoje o meio mais indicado para a transformação de energia elétrica em mecânica
Tipos de Motores Elétricos
Através dos tempos, foram desenvolvidos vários tipos de motores elétricos para atender às necessidades do mercado. A tabela abaixo mostra de modo geral os diversos tipos de motores hoje existentes.
Motor de Indução
De todos os tipos de motores elétricos existentes, este é o mais simples e robusto. É constituído basicamente de dois conjuntos: estator bobinado e conjunto do rotor. O nome “motor de indução” se deriva do fato de que as correntes que circulam no secundário (rotor) são induzidas por correntes alternadas que circulam no primário (estator). Os efeitos eletromagnéticos combinados das correntes do estator e do rotor produzem a força que gera o movimento.
Motor de Indução Monofásico
De modo geral os motores elétricos de indução monofásicos são a alternativa natural aos motores de indução trifásicos, nos locais onde não se dispõe de alimentação trifásica, como residências, escritórios, oficinas e em zonas rurais. Entre os vários tipos de motores elétricos monofásicos, os motores de indução com rotor tipo gaiola se destacam pela simplicidade de fabricação e, principalmente, pela robustez, confiabilidade e longa vida sem necessidade de manutenção.
Os motores monofásicos, por terem somente uma fase de alimentação, não possuem campo girante como os motores trifásicos, e sim um campo magnético pulsante. Isto impede que os mesmos tenham conjugado para a partida, tendo em vista que no rotor se induzem campos magnéticos alinhados com o campo do estator. Para solucionar o problema da partida utilizam-se enrolamentos auxiliares, que são dimensionados e posicionados de forma a criar uma segunda fase fictícia, permitindo a formação do campo girante necessário para a partida.
Existem basicamente cinco tipos de motores de indução monofásicos com rotor de gaiola, classificados de acordo com o arranjo auxiliar de partida empregado: Motor de Fase Dividida, Motor de Capacitor de Partida, Motor de Capacitor Permanente, Motor Com Dois Capacitores e Motor de Campo Distorcido (ou pólos sombreados).
Motor de Indução Trifásico
Existem dois tipos de motores trifásicos de indução: com Rotor Bobinado e com Rotor em Gaiola de Esquilo. O princípio de funcionamento é o mesmo para ambos, porém os motores com rotor tipo gaiola são mais robustos, simples e confiáveis, destacam-se pela longa vida sem necessidade de manutenção.
O Motor Elétrico no Brasil
A Eberle foi pioneira na fabricação de motores elétricos de indução no Brasil, e hoje os motores Eberle, que há 70 anos impulsionam a indústria brasileira, têm novo nome: Voges Motores.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário