sábado, 31 de janeiro de 2015

AVALIAÇÃO: FIAT UNO WAY 1.4

No demais, o mesmo Uno. A direção hidráulica continua rápida e assistida na medida nas manobras. Combina com o volante de pega mais agradável. Só não exagere nos impulsos, pois a suspensão é 2,5 centímetros mais alta e chega aos 19 cm de distância do solo, altura de crossover. Quanto ao conforto, o Uno se vira como pode diante de rivais mais espaçosos. Como o entre-eixos é de apenas 2,37 m, os assentos tentam deixar os ocupantes na vertical. Se não sobra espaço para levar mais de quatro adultos, há pelo menos cinco de três pontos e encosto de cabeça para o ocupante central. O porta-malas de 272 litros fica na média do segmento. Custo-benefício A reforma interna fez o mesmo bem ao Uno que a operada no Punto e Linea. A texturização dos plásticos é mais eficiente. Sem falar no painel mais detalhado (com visor LCD), volante de três raios que imita o tom retrô do usado pelo Fiat 500 e comandos de vidros e retrovisores nas portas. Noutras vezes, a evolução é puro jogo de cena. A faixa emborrachada no painel desvia o olhar de rebarbas como as encontradas na tampa do porta-luvas, e ainda cobra R$ 497. Poderia ter adotado a generosidade como promessa para 2015.
De série, traz direção hidráulica, computador de bordo e pneus de uso-misto 175/70 aro 14, mas cobra todo o resto por fora. Como testado, chega a R$ 50.082, face os R$ 46.979 calculados a menos de dois meses. Os itens opcionais subiram de preço também e incluem câmbio Dualogic Plus (R$ 3.129) e ar-condicionado (R$ 3.360), afora outros equipamentos mais triviais como rodas de liga leve (R$ 889). O tom Cinza Tellurium do modelo testado sai por R$ 1.310. Esse incremento não ajudou no custo-benefício da versão. Vale a compra? Para encurtar a resposta, não vale. O custo coloca o Uno Way muito próximo do Renault Sandero Stepway 1.6, que parte de R$ 50.300. Mais potente, rápido e espaçoso, o compacto feito no Paraná é mais indicado por esse valor, mesmo que cobre por fora pelo câmbio automatizado Easy-R. O Uno peca ainda pelo desempenho mais próximo de rivais como o VW CrossUp! equipado com motor menor de 1 litro. Ficha técnica Motor: Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, comando simples, flex Cilindrada: 1.368 cm³ Potência: 85/88 cv a 5.750 rpm Torque: 12,4/12,5 kgfm a 3.500 rpm Transmissão/tração: Automatizada de cinco marchas, tração dianteira Suspensão: Independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira Freios: Discos sólidos na dianteira e tambores na traseira Pneus: 175/70 R14 Dimensões: Comprimento 3,811 m; Largura 1,636 m; Altura 1,555 m; Entre-eixos 2,376m Capacidades: Tanque 48 l Peso: 1.010 kg Porta-malas: 272 litros

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