sexta-feira, 30 de janeiro de 2015
HISTORIA DO GOL
1980 – O Gol Chega as lojas com um motor carburado e refrigerado a ar.
O Gol estreou com motor carburado de corpo simples e refrigerado a ar, herdado do Fusca, um 1300, que lhe rendeu o apelido de “batedeira” devido ao barulho característico proveniente do motor Boxer vindo do Fusca, com este motor básico, o Gol 1.3 tinha versões a gasolina ou álcool.
No ano seguinte, 1981, foi lançada a versão do Gol com motor 1600 de 51 cv, também refrigerado a ar, devido às constantes reclamações de baixo desempenho do motor 1300.
1982 – A Volkswagen lança a primeira edição especial do Gol: O Gol Copa.
Neste ano surgiu a série especial chamada Gol Copa, ela vinha de fábrica com rodas de liga leve, para-choques na cor do veículo, forração especial no interior, faróis de neblina, entre outros acessórios em homenagem à Copa do Mundo de Futebol deste ano 1982.
1984 – Chega o Gol GT, a primeira versão esportivaEm 1984 foi lançado o Gol GT, esta foi a primeira versão esportiva do hatch da Volkswagen, ela era equipada com motor 1.8 vindo do Santana, chamado AP-1800 (Alta Performance), refrigerado a água, este motor desenvolvia na época bons 99 cv de potência. O Gol GT trazia além do motor mais forte, alguns acessórios exclusivos como faróis de neblina e de milha, rodas de alumínio, interior mais caprichado com revestimentos de melhor qualidade.
Primeira Geração (Gol quadrado)
1985 – Lançado o motor 1.6 refrigerado a água.
Em 1985, o Gol passou a usar o motor 1600 refrigerado a água, vindo do Passat chamado MD 270, este motor equipava o Gol LS e tinha cerca de 80 cv, era oferecido em paralelo ao antigo motor 1.600 refrigerado a ar, que ficou na versão básica chamada Gol BX.
Nesta nova motorização, o estepe que era abrigado no compartimento do motor, passou a ser alojado no porta-malas.
Aprodução do Gol BX (com o antigo motor 1.6 com refrigeração a ar) perdurou até o fim de 1986. Quando o Gol passou a usar o apenas motor refrigerado a água.
1987. O Gol ganha um novo desenho
Em 1987, as linhas do Gol receberam alterações no seu desenho e o Gol GT foi substituído pelo Gol GTS com alterações no 1.8 AP, que passou a ter somente o álcool como opção, pois a potência é maior com este combustível. Interessante o fato de a Volkswagen insistir que o Gol GTS tivesse apenas 95cv de potência apesar de que estimativas e testes realizados indicarem que este motor AP 1.8 tivesse entre 105cv e 110cv.
Um dos motivos dessa “modéstia” era que se a Volkswagen admitisse a maior potência do bloco 1.8, o carro seria taxado com um maior imposto, daí o fato de o motor ter a potência nominal tão baixa. O Gol GTS andava bem pra época, fazendo de 0 a 100km/h em 11 segundos, e alcançava os 168km/h de velocidade máxima.
1989 – O Gol GTi foi o primeiro carro brasileiro a receber motor com injeção eletrônica.
O Gol inaugurou a era da injeção eletrônica no Brasil, com o Gol GTi em 1989. Esta versão também era muito bem equipada e trazia novidades como freios a disco, rodas de liga-leve e aerofólio traseiro. O motor 2.0 (AP-2000), somente a gasolina, tinha 120 cv e 18.35 kgfm de torque máximo. Neste ano o Gol perdeu o motor AP-1600, para usar um outro, o 1.6 CHT da Ford — que passou a ser chamado de AE-1600 (Alta Economia)— por causa da união com este fabricante, união denominada Autolatina. Apesar de não ter diminuído muito o consumo, sobretudo na versão a álcool, o Gol ficou um pouco menos potente.
Em 1989 o modelo da Volks passou a ter um novo conjunto frontal com nova grade e faróis com linhas um pouco mais modernas.
O Gol GTi de 1989 tinha um ótimo desempenho, 0 a 100km/h em 10.3 segundos e velocidade máxima de 175km/h.
O antigo 1.6 AP voltou a ser utilizado em 1993, ano também em que foi adotado o motor 1.0, criando o chamado Gol 1000. Devido ao incentivo fiscal, o Gol com motor 1.0 passou a ser o mais vendido por ter um custo inferior as demais versões, esta versão fez bastante sucesso, e foi um dos percursores do termo “carro popular”‘. Em 1993 o compacto recebeu mais uma reestilização, desta vez o visual novo era completado por novos para-choque, grade frontal, faróis menores, mais aerodinâmico e limpos, além de novas lanternas traseiras.
Segunda Geração (Gol bolinha)
1994 – Nasce a segunda geração do Gol, que ficou conhecida como “Gol bolinha”.
A segunda geração, conhecido como Projeto AB9, trazia uma carroceria totalmente nova, maior e bem mais moderna empregando o que existia de mais avançado em construção automotiva na época.Essa foi a maior mudanças sofrida pelo Gol, que apresentou linhas mais arredondadas em relação à versão anterior, assim ganhando do público o apelido de “Gol Bola” no Brasil. Apesar da Volkswagen apresentar um projeto de carroceria totalmente novo, a plataforma era basicamente a mesma adotada em sua primeira geração, ajudando a manter soluções praticamente idênticas no que diz respeito a suspensão, motorização e freios.
O Gol bolinha chegou ao mercado no final de 1994 já como modelo 1995. E mesmo com a chegada dessa nova geração, o antigo Gol quadrado ainda permaneceu no mercado até 1996, porém sendo oferecido apenas na versão Gol 1000 com motor 1.0 carburado.
O espaço interno melhorou muito, principalmente para os ocupantes do banco traseiro, o interior também evoluiu radicalmente, o painel recebeu linhas bem mais atuais e novas opções de acabamento, que aumentaram a qualidade do interior do modelo, principalmente nas versões mais caras.
Com a chegada do novo Gol, foram lançadas novas versões, 1000i, 1000i Plus além das CL 1.6, GL 1.8 e GTi 2.0. Os motores eram o 1.0 litro com 49 cv, 1.6 AP e 80 cv de potência, 1.8 AP que tinha cerca de 91 cv, e 2.0 respectivamente com 120 cv de potência.
1996. É lançado a versão GTi com 145 cv, já a GTS é extinta dando lugar a Gol TSi.
No ano de 1996, foi lançado o Gol GTI 16V, que trazia um exótico calombo no capô para poder comportar o cabeçote do motor, que não caberia ali sem tal adaptação, este motor 2.0 16v do Gol GTi entregava impressionantes 145 cv de potência. O GTi 16v, foi a versão mais rápida já feita do Gol até hoje, seu desempenho era impressionante, tinha uma aceleração de 0 a 100km/h em 8.7 segundos e alcançava os 206 km/h.
Também foi lançado neste ano o Gol TSI, que tinha a missão de suceder os antigos modelos GTS, porém este novo GolTSi não obteve muito sucesso, principalmente porque apresentava somente alterações estéticas como rodas esportivas, aerofólio traseiro, e interior mais caprichado, sem qualquer mudança no motor, que seguia a mesma linha dos motores 1.8 do restante da linha.
No ano de 1996, foi lançado o Gol GTI 16V, que trazia um exótico calombo no capô para poder comportar o cabeçote do motor, que não caberia ali sem tal adaptação, este motor 2.0 16v do Gol GTi entregava impressionantes 145 cv de potência. O GTi 16v, foi a versão mais rápida já feita do Gol até hoje, seu desempenho era impressionante, tinha uma aceleração de 0 a 100km/h em 8.7 segundos e alcançava os 206 km/h.
Também foi lançado neste ano o Gol TSI, que tinha a missão de suceder os antigos modelos GTS, porém este novo GolTSi não obteve muito sucesso, principalmente porque apresentava somente alterações estéticas como rodas esportivas, aerofólio traseiro, e interior mais caprichado, sem qualquer mudança no motor, que seguia a mesma linha dos motores 1.8 do restante da linha.
1997. O Gol ganha injeção multiponto Mi (motores mais potentes)Nesse ano, o motor do compacto da Volks passou a possuir injeção eletrônica multiponto de combustível em toda linha (até então o Gol possuía motor com injeção eletrônica mais simples, single point), e houve também alteração em suas nomenclaturas. O modelo CLi por exemplo passou a ser denominado como 1.6 CL Mi. Com isto o motor 1.6 AP passou a entregar 88 cv, o 1.8 AP 99cv, enquanto que o 1.0, agora também chamado de 1.0Mi, ganhou poucos cavalos extra passando de 49 para 54 cv, sendo oferecidos com versões a álcool e gasolina.
Houve também uma alteração na motorização do modelo TSI adotando a motorização de 2 litros, que deixou de ser fabricado em 1999.
1998 – Chega ao mercado a aguardada versão 4 portas e motor 1.0 16v
Em 1998 finalmente o Volkswagen Gol ganhou uma versão com 4 portas.
Por fim outra novidade no final de 1998 foi o lançamento do motor 1.0 16v, era uma opção mais equipada e ágil em relação ao 1.0 mi, tinha mais de 10 hp a extras, com bons 68 cv de potência. Porém o consumo um tanto alto para um 1.0, e o custo de manutenção um pouco elevado complicaria sua vida futura. Outro detalhe importante dos Gol 1.0 16v, é que ele exige um cuidado extras com as trocas de óleo, por terem mais partes móveis, este bloco consome mais óleo. Muitos donos dessa versão 1.0 16v acabaram sendo surpreendido com motores fundidos, justamente pela falta de cuidado com o óleo.
Terceira Geração (Gol Geração 3 – G3)
1999. Chega ao mercado o Gol geração 3
1997. O Gol ganha injeção multiponto Mi (motores mais potentes)
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