segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015
Carro como um local de interação
A Mercedes-Benz aproveita uma das feiras mais importantes do mundo na área de eletrônicos, a Consumer Electronics Show (CES), que começou hoje em Las Vegas, nos Estados Unidos, para apresentar o conceito F 015, que, segundo o presidente da Daimler, Dieter Zetsche, propõe uma relação inteiramente nova entre seres humanos e carros. Trata-se de um sedã de luxo, concebido dentro do crescente interesse por veículos autônomos, com forma ovalada e generosos 5,22 m de comprimento, 2,01m de largura, 1,52m de altura e (a impressionante) distância entre-eixos de 3,61m, que proporcionam um verdadeiro salão a bordo, cujo acesso é facilitado pela ausência dos pilares B e pelo ângulo de abertura das portas (de 90°). No habitáculo, há quatro cadeiras giratórias, que se movem em um ângulo de 30° assim que as portas são abertas para facilitar a entrada.
O acabamento interno é requintado e futurista, com o uso de couro e apliques de madeira e metal. Lançando mão de várias câmeras e sensores por radar, o carro monitora constantemente os seus arredores e poder ser conduzido sem qualquer intervenção humana e, de acordo com a marca alemã, reduz qualquer perigo para os pedestres a praticamente zero . Mas se o motorista quiser, pode assumir o controle em qualquer ponto. No habitáculo também há seis monitores individuais nas paredes internas, com telas do tipo touchscreen e que podem ser comandadas por gestos e rastreamento ocular, para reduzir o quanto possível as distrações. Além de proporcionar uma visão de 360° do lado de fora, essas telas estão sempre on-line e podem projetar cenários para tornar a viagem mais interessante.
O conjunto propulsor usa célula a combustível (processo que converte hidrogênio e oxigênio em água e, nesse processo, produz eletricidade), que foi desenvolvida a partir do sistema adotado no conceito F 125, de 2011, com dois motores elétricos instalados na traseira, que geram uma potência combinada de 272cv e são alimentados por baterias de íon-lítio. Com esse conjunto, o F 015 acelera até 100km/h em 6,7 segundos e atinge a velocidade máxima de 201km/h. Outro detalhe que chama a atenção no conceito da Mercerdes são as enormes rodas de 26 polegadas, que ajudam a equilibrar as exageradas proporções do sedã de luxo. Para Dieter Zetsche, esse conceito aponta para uma realidade na qual o carro torna-se um espaço confortável, talvez até um refúgio e que permite trabalhar ou conversar quando o trajeto é maçante, além de poder proporcionar mobilidade para pessoas com deficiência.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário